"DEUS, POR QUE?" Habacuque 1.1-4
Sermon • Submitted
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Grande ideia: Deus aceita ser interpelado por quem crê em sua providência, mesmo quando a sociedade em seu entorno paga um preço altíssimo por sua desonra pactual.
01. O profeta que recebeu uma “mensagem”. (v. 1)
(a) Trata-se de um “peso”, uma “carga”, um “oráculo”.
משא massa’
procedente de H5375; DITAT - 1421d,1421e; n m
Massá = “fardo” n pr m
1) carga, porte, tributo, fardo, carregamento.
1a) carga, fardo.
1b) elevação, levantamento, motivo pelo qual a alma se eleva.
1c) porte, carregamento.
1d) tributo, aquilo que é carregado ou trazido ou levado.
2) declaração, oráculo, peso.
3) (BDB) um filho de Ismael.
(b) Ainda:
- A palavra “sentença” é usada nas Escrituras 57 vezes como “carga”, “peso”, “fardo”. A mensagem do Senhor não deveria ser encarada como um fardo para o povo (Jr. 23.33-38), mas não poderia deixar de ser percebida pelo profeta, que às vezes se sentiam sobrecarregados com o peso de sua mensagem.
Jeremias 20:9
9 - Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais.
Naum 1:1
1 - PESO de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita.
Malaquias 1:1
1 - PESO da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.
(c) Quase não se sabe o homem Habacuque. Ele não é mencionado em nenhum outro lugar da Bíblia.
(d) Ele é apenas um “profeta” que recebe uma “sentença”.
(e) Seu nome, pode vir do verbo hebraico, “habaq”, que significa “dobrar as mãos ou abraçar”. Para Lutero o nome “Habacuque” significa “um abraçado”, ou “aquele que abraça outro ou toma-o em seus braços”. Para Jerônimo, o tradutor da Vulgata Latina, o nome “Habacuque” significa “abraço”, mas de luta. Seria assim “porque lutou com Deus”.
(f) Ele era um profeta. Diferentemente dos outros, apenas Habacuque, Ageu e Zacarias são nomeados como “profetas”. Habacuque é o único profeta pré exílico a ser assim designado.
(g) A visão inspirada de Habacuque, portanto, pode ser datada como pertencendo ao período entre 605-600 a.C., quando os babilônios se tornaram a força dominante no cenário internacional, devastando impiedosamente qualquer oposição.
(h) A nota final, no seu livro, “Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas” (3.19), sugere que Habacuque pode ter sido um músico entre os Levitas.
(i) Em resumo:
- Habacuque era um profeta oficialmente ordenado que fazia parte da adoração no templo. Foi bem-educado, e seu estilo literário indica que ele era um poeta e um profeta. Acima de tudo, ele era um servo escolhido de Deus que escreveu um dos livros mais penetrantes do Antigo Testamento.
(j) Ainda sobre o contexto de seu livro:
- Habacuque foi contemporâneo de Naum, Sofonias e de Jeremias durante os reinados de Josias e de Jeoaquim. Habacuque viveu durante os últimos dias de Judá.
II Reis 22:1-2
1 - TINHA Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.
2 - E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.
II Reis 22:8
8 - Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
II Reis 23:1-3
1 - ENTÃO o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se reuniram a ele.
2 - O rei subiu à casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do SENHOR.
3 - E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o SENHOR, para seguirem o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
II Reis 23:25
25 - E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
II Reis 23:31-37
31 - Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
32 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizeram seus pais.
33 - Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
34 - Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
35 - E Jeoiaquim deu aquela prata e aquele ouro a Faraó; porém tributou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a sua avaliação exigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a Faraó Neco.
36 - Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
37 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme tudo quanto fizeram seus pais.
(k) O ponto é esse:
- Bíblia de Genebra: A ausência da vida e da obediência segundo a aliança era perigosa para o povo de Deus; e mais do que isso, era uma rejeição do Senhor da aliança e um insulto a Ele.
(l) Olha que crise a do profeta Habacuque:
- A compreensão teológica que o profeta tem de Deus, como alguém justo e reto, não se encaixa em sua experiência de Deus, problema semelhante ao conhecido por Jó.
Jó 6:28-30
28 - Agora, pois, se sois servidos, olhai para mim; e vede se minto em vossa presença.
29 - Voltai, pois, não haja iniquidade; tornai-vos, digo, que ainda a minha justiça aparecerá nisso.
30 - Há porventura iniquidade na minha língua? Ou não poderia o meu paladar distinguir coisas iníquas?
02. Questionamentos perplexos do profeta. (vv. 2,3)
(a) Essa expressão usada pelo profeta: “Até quando?”, lembra um salmo:
Salmos 13:1-2
1 - ATÉ quando te esquecerás de mim, SENHOR? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 - Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
(b) Na realidade, essa pergunta “até quando”, é uma expressão comum de angustia encontrada no saltério: 6.3; 13.1,2; 35.17; 74.10; 79.5; 80.4; 89.46; 90.13; 94.3).
(c) A impressão que se tem ao ler o verso dois é que Habacuque está perplexo diante do aparente silêncio de Deus: repare na progressão, ele “clama” (“pedir socorro” e depois ele “grita” (“clamar com um coração perturbado”).
- Warren Wiersbe: Ao orar sobre a perversidade em sua nação, Habacuque foi ficando cada vez mais aflito e se perguntou por que Deus parecia tão indiferente.
(d) A crise de Habacuque era potencializada pelo fato dele ser crente. O incrédulo não é alcançado por esse “peso”.
- Beacon: Só quem possui fé em um Deus bom tem problema com relação ao governo do mundo. Quem acredita em politeísmo ou numa deidade indiferente ou má, não tem problema com as injustiças flagrantes no mundo. É a fé monoteísta que tem de lutar por sua existência em face dos fatos que a desafiam.
(e) Pense comigo: depois de um tempo áure de avivamento, o profeta simplesmente não entende por que Deus não faz nada diante do crescimento da violência (1.1,2,9; 2.8,17).
חמס chamac
procedente de H2554; DITAT- 678a; n m
1) violência, dano, crueldade, injustiça.
(f) A “Bíblia de Genebra” comenta que essa “sentença” ou “oráculo” é notável não por ser, em primeiro lugar, uma palavra de Deus ao povo, mas sim uma resposta “às suas próprias dúvidas angustiosas”.
(g) O profeta diz ainda “por que razão me fazes ver a maldade e a opressão?”. Deus, já não me basta conviver neste mundo tão injusto, o Senhor ainda “me fazes ver”!
NVT:
3. Terei de ver estas maldades para sempre?
Por que preciso assistir a tanta opressão?
Para qualquer lugar que olho,
vejo destruição e violência.
Estou cercado de pessoas
que discutem e brigam o tempo todo.
(h) O silêncio de Deus incomoda a Habacuque:
Salmos 35:22-23
22 - Tu, SENHOR, o tens visto, não te cales; Senhor, não te alongues de mim:
23 - Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
(i) Repare a força das palavras para expressar esse contexto aqui: “maldade” (problema, impiedade, sofrimento, idolatria) “opressão” (esforço, dificuldade, trabalho, dano, labuta), “destruição” (estrago (como pecado social), violência, destruição, devastação, ruina), “violência” (dano, crueldade, injustiça), “contendas” (conflitos), “litigio” (controvérsia, disputa legal).
- A maior tragédia, porém, não era tanto a presença do mal, mas a origem dele. A violência, a iniquidade, a opressão, a destruição, a contenda e o litígio procediam do próprio povo de Deus.
- Repare aqui (“a justiça é torcida”), isto é: “dobrada ou mudada de forma”.
ARA:
(Hab 1:4) Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida.
03. Constatações irrefutáveis do profeta. (v. 4)
(a) “Por causa disso”: o profeta olha ao longo da história, e percebe que por conta desse quadro pernicioso do ponto de vista sociocultural, os desdobramentos serão igualmente perversos: “a lei se afrouxa”, “a justiça nunca se manifesta”, e como “ímpio cerca o justo”, “a justiça é pervertida”.
NVI:
(Hab 1:4) Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.
(b) O que o justo pode esperar de justiça quando os fundamentos são prejudicados?
Salmos 11:3
3 - Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
(c) Esse quadro pintado por Jeremias, um profeta contemporâneo de Habacuque:
Jeremias 9:1-2
1 - OH! se a minha cabeça se tornasse em águas, e os meus olhos numa fonte de lágrimas! Então choraria de dia e de noite os mortos da filha do meu povo.
2 - Oh! se tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então deixaria o meu povo, e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, um bando de aleivosos.
(d) O quadro é caótico:
A MENSAGEM:
1: 1-4 O problema, conforme Deus o revelou a Habacuque: Ó Eterno, há quanto tempo estou clamando por ajuda, e não me ouves! Quantas vezes vou ter de gritar: “Socorro! Assassinato! Polícia!” até que venhas nos socorrer? Por que me forças a olhar para o mal, a encarar os problemas todos os dias? A anarquia e a violência correm soltas, há discussões e brigas por todo lugar. A lei e a ordem viraram pó. A justiça virou piada. Os maus paralisaram os que levam uma vida correta e viraram a justiça de ponta-cabeça.
(e) E o “silêncio de Deus” incomoda o profeta.
- Charles Feinberg: O silêncio de Deus nos negócios humanos, tanto ontem como hoje, tem sido difícil de aceitar. Mas isso não quer dizer que não haja uma resposta e que a sabedoria divina é incapaz de lidar com a situação. Tudo está sob o seu olhar e todas as coisas estão debaixo do controle de suas poderosas mãos.
(f) Ainda:
- Isaltino Gomes Coelho Filho: No judaísmo rabínico, por exemplo, o silêncio de Deus era visto não como omissão, mas como sinal de uma ação que estava sendo engendrada. Ao fazer a exegese de Genesis 1.3, onde se lê: “Disse Deus: Haja luz. E houve luz.”, os rabinos perguntavam: “O que havia antes de Deus falar?”, e respondiam: “O silêncio de Deus”. Quer dizer, o silêncio de Deus era visto como momento de preparo de uma ação estrondosa.
04. Outras aplicações:
(a) Temos de sentir o “peso” em nossos ombros de sermos como igreja, a expressão da esperança para este mundo em desalinhos espirituais.
Efésios 1:22-23
22 - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
23 - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
I Corintios 3:9
9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
(b) Devemos lamentar a violência e as injustiças que ocorrem no Brasil. É legítimo perguntar a Deus: “até quando?”.
- Se o zelo pela justiça divina cresce à medida que nos santificamos, então devemos manifestar o anseio de que o Senhor Jesus volte não só para nos levar consigo, mas também para manifestar a sua justiça.
Mateus 6:9-10
9 - Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 - Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
(c) Deus quer que mergulhemos no contexto podre da nossa sociedade, para termos a visão nítida de quão distante nossa sociedade está de Deus.
Miquéias 7:1-6
1 - AI de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja.
2 - Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede,
3 - As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal.
4 - O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.
5 - Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca.
6 - Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa.
(d) Deus não está em silêncio passivo no mundo, ele está trabalhando ativamente no mundo. Ele está no controle de tudo! Ele ordena todas as coisas a partir de seu trono!
Isaías 6:1
1 - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
Salmos 115:1-3
1 - NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 - Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
3 - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
(e) Jesus voltará para julgar a terra, e os valores de seu reinado são “justiça, paz e alegria no Espirito Santo”.
Romanos 14:17
17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Salmos 145:13
13 - O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações.
Ilust. Família desaparecida é achada morta em acidente na BR-050 em MG; filho sobrevive e pede ajuda
Uma criança sobrevivente conseguiu pedir socorro quase dois dias depois de o carro cair em uma vala. Família é de Campinas (SP) e voltava de Rio Quente (GO).
Por Marielle Moura com informações do MGTV, G1 Triângulo Mineiro
09/10/201808h32
Três pessoas da mesma família morreram em um acidente na BR-050, entre Uberlândia e Araguari. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), amigos e familiares anunciaram o desaparecimento deles desde domingo (7) e o carro foi encontrado nesta terça-feira (9) em uma vala depois que um filho sobrevivente conseguiu pedir socorro.
A família que mora em Campinas (SP) - Alessandro Monare, de 37 anos, Belkis da Silva Miguel Monare, 35, Samuel da Silva Miguel Monare, 8, e Benjamin da Silva Miguel Monare, 6 anos - passou o fim de semana em Rio Quente (GO). Segundo contou a irmã de Belkis, eles estavam comemorando o aniversário da mãe das crianças, que foi na sexta-feira (5).
No domingo, as vítimas informaram para parentes que retornariam para casa. Porém, perderam o contato durante a manhã.
Segundo informou o cabo Tomás, que atendeu a ocorrência do desaparecimento, amigos da família, que moram em Caldas Novas, não conseguiram se comunicar com eles e procuraram a Polícia Rodoviária Estadual de Araguari para registrar o fato. Disse ainda que parentes foram avisados e percorreram o trecho em busca do casal.
O Corpo de Bombeiros de Araguari também registrou a ocorrência e, juntamente com a concessionária MGO e polícia rodoviária, rastrearam o carro. Foi informado que o veículo havia sido visto pela última vez na manhã de domingo (7) no km 114 da LGM-223.
Buscas foram feitas por várias equipes de militares nesta segunda-feira (8) e foram utilizados drones no local do possível desaparecimento, mas a família não havia sido encontrada.
Mas na manhã desta terça (9), segundo as primeiras informações colhidas no local pela reportagem do MG1, a criança de 6 anos sobreviveu e estava no acostamento da rodovia quando foi vista e socorrida por uma pessoa que passava pelo local.
Ele foi levado para o Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O estado de saúde é estável.
A perícia da Polícia Civil esteve no local e os corpos do casal e da criança foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguari.
"Ele foi um sobrevivente"
O G1 Campinas conversou com a irmã da mulher que morreu no acidente na BR-050. Segundo Berenice Miguel Landim da Cruz, de 33 anos, a família comemorou o aniversário da irmã e voltaria ainda a tempo de votar no domingo. Ela contou ainda que a esperança era encontrar a família viva. O único sobrevivente foi a criança mais nova.
"Tem um propósito na vida do Benjamin, ele foi o sobrevivente. A gente crê que a nossa vida é passageira. É dolorido, mas a gente tem que confiar e Deus, porque ele é quem sabe".
Ainda segundo Berenice, Alessandro Monare era pastor da Igreja Batista Vista Alegre, e uma homenagem será feita pelos companheiros.
"Só peço a Deus pra dar consolo e conforto pra nós, porque perder pessoas muito amadas e muito queridas é muito difícil. Que Deus nos ajude a cuidar do Benjamin agora", diz.